Vereadores querem audiência pública para esclarecer situação de paradas de ônibus em Santo Antônio
O requerimento foi encaminhado ao presidente João Luís Moreira da Silva – o Bacana (PMDB), que aceitou o pedido de realização de audiência pública e propôs durante à leitura do expediente que os demais vereadores assinassem o requerimento em nome da Câmara Municipal. O requerimento teve o apoio de todos os vereadores.
Os vereadores sugeriram ainda que seja convidado o prefeito Daiçon Maciel da Silva, o Diretor do DAER/RS, o presidente da ACISAP/CDL, bem como à população patrulhense, e ainda o atual concessionário do DAER/RS em Santo Antônio da Patrulha.
Usando a tribuna do Plenário Euzébio Barth, o vereador Antônio Tadeu das Neves (PP) manifestou a sua satisfação ao verificar que todos os vereadores resolveram assinar o requerimento, tendo em vista que à comunidade patrulhense está cobrando uma atitude da Câmara Municipal no que se refere às paradas de ônibus, principalmente no centro do município.
Segundo o edil, o que circula entre à população é a informação de que às paradas de ônibus são de responsabilidade do DAER, que na visão do vereador, não corresponde a verdade. “Os vereadores foram informados que às paradas de ônibus poderiam ser colocadas, em linha reta ao terminal municipal, numa distância de 1.500 metros “, argumentou Neves.
O vereador lembrou ainda, que foi sugerida na reunião ocorrida no gabinete do prefeito, a colocação de uma parada de ônibus em frente à Praça da Masal, que cumpriria com a determinação do DAER no que se refere a distância exigida, sendo essa à parada de embarque destino a Porto Alegre, o que foi aceito pelo prefeito. Outra sugestão foi a de que fosse colocada uma parada de ônibus na Praça Boa Viagem em direção a Osório, mas essa não teria atingido a metragem estabelecida, visto que a medida aproximada ficou em 1.460 metros.
“O prefeito ficou de levar as sugestões ao concessionário, que não aceitou, alegando que se houvessem paradas de ônibus no centro do município, entregaria a concessão, causando preocupação ao prefeito que não poderia permitir que o município ficasse, novamente, sem rodoviária”, frisou Tadeu.
“O prefeito sugeriu a colocação de um ônibus circular com preço diferenciado, mas até o momento nada foi decidido neste sentido, por este motivo a bancada do PP, solicitou a realização de uma audiência pública”, ressaltou o vereador Tadeu Neves.
O vice-presidente do Poder Legislativo, o vereador Cantídio Borges Lima Machado agradeceu aos demais vereadores por terem assinado também o requerimento, proposto pela bancada progressista, bem como ao presidente Bacana por ter acatado a sugestão da realização desta audiência pública. “Tivemos uma reunião com o representante do DAER/RS nesta Casa, onde o mesmo esclareceu que às paradas são de competência do município, desde que a lei de 1.500 metros de distância do terminal seja cumprida”, disse Cantídio.
“Os vereadores estão lutando para que sejam colocadas paradas na área central do município. Queremos que nossa comunidade e os usuários sejam os beneficiados e não sofram mais com toda essa situação que dificulta a locomoção das pessoas”, explicou o vice-presidente Cantídio Machado.
O chefe do Poder Legislativo Municipal João Luís Moreira da Silva providenciará a marcação desta audiência pública, informando à população: a data, horário e o local da mesma.