Dupla de Nova Prata supera obstáculos e vence Rallye das Praias
– A gente passou por trechos difíceis com muita pedra. Estava bem complicado para o piloto, mas no final foi tranqüilo e conseguimos um bom desempenho – afirmou o navegador Alex Nuss.
A prova teve largada às 10h em Atlântida Sul com um dia ensolarado e quente. O percurso foi considerado por pilotos e navegadores como um dos mais desafiadores dos últimos anos.
– Foi uma proposta diferente porque sempre íamos para o lado de areia e do horto florestal e dessa vez subimos o Morro de Maquiné. Tivemos trechos bem apertados com quase 20 quilômetros de subida. Foi um rallye de resistência e puxou bastante para piloto, navegador e o carro – afirmou o tesoureiro do Clube Porto Alegre de Rallye, Cristiano Fuentes, um dos responsáveis pela elaboração do traçado junto com o diretor de prova, Fernando Milano.
Um dos pontos mais difíceis da prova foi também o ponto com as mais belas paisagens. Os carros subiram o morro de Maquine até o topo em estradas estreitas e sinuosas. Na segunda parte da prova, o desafio foi nas estradas próximas a região das lagoas. Uma das vítimas foi a dupla do Gol 255. O piloto Alexandre Barros conta o susto que passaram no final da prova.
– A gente vinha bem até próximo do fim da prova. Ao cruzar com dois caminhões, ficamos sem espaço e caímos na valeta e esse incidente praticamente nos tirou da disputa – afirmou.
A equipe, porém, soube tirar proveito da participação que foi inédita na Categoria Turismo usando instrumentos de navegação mais avançados.
– A experiência com um equipamento mais preciso, permite avisar o piloto com mais eficiência. Como é uma prova de regularidade, tem que passar no tempo certo e eu conseguia avisar se estávamos adiantados ou atrasados – comentou o navegador Alexandre Ness.
Mesmo quem venceu também teve que suar a camisa. O Gol 217 ficou em 1º lugar na Categoria Turismo, mas o piloto Rafael Cabello ressaltou que a prova exigiu muito do motor.
– Teve uma hora que eu olhei para o painel e a temperatura estava marcando 120 graus. Depois na descida o carro escorregava bastante – disse.
A equipe patrocinada pela Escolas QI, animou o público com ações de marketing na largada e chegada da prova com distribuição de picolés na beira da praia em Atlântida Sul.
A 36ª edição do Rallye das Praias teve 26 inscritos divididos em quatro categorias: Graduado, Rallye, Turismo e Estreante. Os carros passaram por cidades de Capão da Canoa, Caraá, Maquiné, Osório, Riozinho e Santo Antônio da Patrulha retornando ao ponto de largada em Atlântida Sul. A prova teve organização do Clube Porto Alegre de Rallye e apoio de Prefeitura Municipal de Osório – Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer.