Geral

450 mil pessoas visitaram Parque da Guarita em janeiro e fevereiro em Torres

Mar, sol, areia limpa e uma série de investimentos em infra-estrutura garantiu novamente ao Parque da Guarita um bom número de visitantes durante a temporada de veraneio. Administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o parque é a principal atração turística de Torres e também um dos mais belos cartões postais do Estado.

O cenário, formado pelo contraste das torres basálticas com o mar, foi visitado entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro por cerca de 450 mil pessoas. O número equipara-se ao do ano passado. No entanto, a SMMAM acredita que o número de visitantes ultrapassará esses índices, pois será contabilizada a visitação do mês de março.

Conforme o levantamento oficial da Secretaria do Meio Ambiente, até o dia 28 de fevereiro, a portaria do parque rendeu R$ 79.798,00 no ingresso de veículos. Uma lei municipal determina a cobrança, sendo isentados os veículos com placa de Torres.

Entraram na área 25.154 carros; 1.121 motos; 101 ônibus e 68 vans, num total de 26.444 veículos. Os períodos de maior movimento no Parque foram os feriados de Reveillon e Carnaval. A Administração do parque revela ainda que no feriado de ano, o estacionamento precisou ser fechado duas vezes por 4 horas por alcançar a capacidade máxima. Já na temporada anterior foram captados R$ 80 mil e registrados 26.276 veículos.

Os dados foram apresentados na segunda-feira (1º/3) na reunião realizada entre SMMAM, Secretaria Municipal de Turismo e Conselho Municipal de Turismo. Na ocasião também foi apresentado o Plano de Revitalização do Parque, já aprovado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente, e agora sinalizado positivamente pelo Conselho de Turismo.

A primeira etapa do plano, realizada antes da temporada de veraneio 2009/2010, contemplou a revitalização e sinalização das trilhas, segurança 24 horas e trilhas monitoradas para os turistas. Já para este ano está previsto a licitação e construção do Museu do Mar, que contempla bistrô e anfiteatro; demarcação e implantação das áreas de lazer infantil e churrasqueiras; substituição das plantas exóticas por nativas; cercamento ecológico, entre outras melhorias. A intenção é conquistar até 2012 a sustentabilidade financeira o parque.

Comentários

Comentários