Osório representará o Litoral Norte na Conferência Estadual de Saúde Mental
Durante o evento, a Casa Aberta – Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) de Osório, apresentou o projeto piloto implantado em 2009 nos Postos de Saúde da Família, com atendimento de psicólogas, descentralizando o atendimento de saúde mental no município. A diretora da Casa Aberta, a psicóloga Denise Amaral afirmou que os resultados dessa descentralização já são percebidos. “Nós já sentimos uma diminuição da procura de atendimento na Casa Aberta em virtude do atendimento nos postos com as psicólogas e restante da equipe e, a apresentação do projeto foi muito bem recebida, os demais municípios queriam saber como desenvolver o trabalho em rede adotado aqui”, afirmou Denise.
Os delegados eleitos do município de Osório, durante a conferência, que terão poder de voto e levarão as demandas relativas à saúde mental do litoral são: o artista plástico Daniel Tomasi que realiza oficina na Casa Aberta, Margareti Benfica, acompanhante terapêutica, Fabíola Regla, Terapeuta Ocupacional e os usuários da Casa Aberta Zeloni Souza e Hélio Júnior.
A abertura do evento contou com a participação do Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, da delegada da 18ª Coordenadoria de Saúde, Maria Shirley Pinto de Faria, da delegada da 11ª Coordenadoria de Educação, Maria Teresinha Lima Silveira, do presidente do Conselho Municipal da Saúde, Nésio Marçal e do Secretário Municipal da Saúde, Eduardo Abrahão que relatou as melhorias em saúde mental implantadas no município. “Já está em andamento na cidade a abertura de uma outra Casa Aberta para atendimento de dependentes químicos. Hoje, temos 14 psicólogos atendendo nos postos de saúde”, afirmou o Secretário.
O Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior destacou que a informatização de toda a rede municipal de saúde que possibilitou a interligação do fichário do paciente foi um avanço para detectar pacientes que procuravam atendimento em vários lugares simultaneamente. “A primeira coisa que fizemos foi informatizar o sistema para termos um diagnóstico do problema. Ainda faremos a mesma informatização na área de assistência social”, disse o Prefeito.
A conferência de Osório ainda teve a participação da Secretária Adjunta da Secretaria Estadual da Saúde, Arita Bergman. As demandas discutidas e votadas na Conferência Estadual que ocorrerá em maio serão levadas para outra conferência nacional, ainda este ano.