Pelo menos 8 mil voos devem ser cancelados hoje na Europa
Hoje é o quinto dia da crise nos aeroportos. Na Europa, o espaço aéreo está total ou parcialmente fechado em mais de 20 países.
Cerca de 6,8 milhões de passageiros foram afetados pela maior crise no setor de transporte desde os atentados de 11 de setembro de 2001. Mais de 63 mil voos foram cancelados nos últimos quatro dias, provocando perdas estimadas em US$ 200 milhões (R$ 350 milhões) por dia.
A Inglaterra anunciou que vai enviar três navios da Marinha para buscar passageiros britânicos que não conseguem voltar ao país. Os navios HMS Ark Royal, HMS Ocean e HMS Albion serão enviados à Espanha.
As agências de turismo do país estimam que 150 mil pessoas não conseguem voltar para a Grã-Bretanha. Outros meios de transporte, como balsas e trens, já estão lotados.
Os primeiros-ministros da Inglaterra, Gordon Brown, e da Espanha, José Luis Zapatero, discutiram hoje um plano para tornar Madri um ponto de referência para os britânicos que não conseguem voltar ao país.
Como o espaço aéreo espanhol continua aberto, a ideia é fazer com que os britânicos em outros continentes se desloquem até a capital espanhola, e depois sigam por outros meios de transporte para a Inglaterra.
De acordo com o governo inglês, o espaço aéreo continuará fechado até a 1h de amanhã (21h de hoje no horário de Brasília). O espaço aéreo está fechado no país desde o meio-dia da última quinta-feira (15).