Imagem externa do Brasil é positiva para 41% em 28 países
As informações são da BBC Brasil. A pesquisa, feita pelo Serviço Mundial da BBC e conduzida pela GlobeScan/PIPA, ouviu 29.997 pessoas – pessoalmente ou por telefone – entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano.
Os responsáveis pelo estudo pediram aos entrevistados que respondessem se consideram a influência de 17 países do mundo, entre eles o Brasil, positiva ou negativa. Desde 2005, a BBC realiza a pesquisa.
A imagem do Brasil foi vista como positiva pelos entrevistados brasileiros (84%) e chilenos (77%). No México, 59% dos entrevistados veem o Brasil como uma influência positiva, bem como 55% na América Central. As impressões sobre o Brasil também são positivas entre países asiáticos, como a China (55%), Coreia do Sul (51%), as Filipinas (47%) e a Tailândia (44%). Em Portugal, 51% dos entrevistados também veem o Brasil como influência positiva.
A imagem positiva do Brasil também aumentou entre os países europeus. No Reino Unido, as percepções negativas caíram 15 pontos percentuais (agora em 20%) e os britânicos agora tendem a ver o país de forma positiva (35%), enquanto antes se encontravam divididos.
A reação dos alemães mudou de negativa para dividida, depois que o número de entrevistados que consideram o Brasil uma influência positiva aumentou em seis pontos percentuais. Na França, a atitude positiva aumentou oito pontos percentuais, para 50%.
Mas a imagem do Brasil piorou entre os entrevistados da Índia e do Egito. No Egito, a avaliação positiva caiu 15 pontos percentuais, chegando a apenas 18% dos entrevistados. O país com o menor índice de avaliação positiva do Brasil foi o Paquistão, com apenas 13%.
Os entrevistados da Índia deixaram de avaliar o país favoravelmente, e agora se apresentam divididos, com a imagem negativa aumentando oito pontos percentuais (atualmente em 23%).
A imagem positiva do Brasil também caiu na China (de 65% para 55%), em Gana (de 50% para 41%), na Itália (de 49% para 40%), no Canadá (de 46% para 38%) e na Nigéria (de 47% para 38%).
A Alemanha é o país considerado como o de maior influência positiva no mundo (em média, 59% dos entrevistados avaliaram o país favoravelmente), e o Irã é o país visto como o menos positivo – apenas 15% dos entrevistados, contra 56% que o veem de forma negativa.
No Brasil, apenas 6% dos entrevistados consideraram o Irã uma influência positiva, contra 80% que o consideram uma influência negativa.