O foragido e assaltante de carro-forte, SEBASTIÃO VALDECIR DOS SANTOS, com 40 anos de idade, indivíduo de alta periculosidade, procurado pela Polícia Civil/RS, sendo um dos participantes dos roubos à BANCOS simultâneos do BANRISUL e BANCO DO BRASIL, em Farroupilha, em 06/11/2008, quando utilizaram fuzis, metralhadoras, toucas ninjas, coletes balísticos, onde após praticarem os roubos fizeram diversas pessoas como reféns.
O capturado que é membro da quadrilha de JOSÉ CARLOS DOS SANTOS, conhecido por SECO, WANDERLEI GREHS e CARLOS IVAN FISCHER, conhecido por TECO, dentre outros assaltantes de bancos e carros fortes, os quais encontram-se recolhidos no sistema prisional. O capturado, também, foi um dos participantes do roubo à Banco nas agências do BANRISUL e BANCO DO BRASIL, em Triunfo, em data de 06/06/2008.
Durante a sua prisão, tentou enganar os policiais civis apresentando um alvará de soltura em nome de Edson Matos Ribeiro, que se acha, atualmente, em liberdade, sendo que também utiliza o nome de VANDERLEI DOS SANTOS.
O capturado possui condenação por LATROCÍNIO e PORTE ILEGAL DE ARMA, cuja pena que lhe foi imposta é de 20 anos de reclusão. Estava foragido do sistema prisional, do regime semi-aberto desde a data de 01/03/2008 (há 14 meses). O capturado encontra-se na Delegacia de Capturas, e ainda hoje será encaminhado para o Presídio Central.