Salvar-Samu começa a capacitar novos socorristas no Estado
A coordenação estadual do serviço de urgência iniciou, nesta semana, o programa de introdução aos novos socorristas do Salvar-Samu. O serviço foi estendido a 107 novas bases no Estado, que receberam ambulâncias em junho. Entre técnicos, condutores e enfermeiros responsáveis, serão aproximadamente 1,2 mil agentes, contratados pelos municípios, que passarão pela capacitação.
O primeiro grupo a receber as instruções gerais do serviço é formado pelos municípios de Quaraí, David Canabarro, Três Cachoeiras, Palmares do Sul e Porto Xavier. Nessa quinta e sexta-feira (dias 15 e 16), 70 agentes tiveram 20 horas de aulas teóricas no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) em Porto Alegre. Eles ainda passarão por mais 48 horas de aulas práticas em bases do Samu já existentes.
A capacitação para os agentes das outras 102 bases será realizada no interior do Estado, agrupando as equipes por região.
Cada base do serviço é formada por uma equipe compostas de quatro a seis técnicos, quatro a seis condutores e um enfermeiro responsáveis.
O Salvar-Samu é um programa desenvolvido via ligação gratuita para o número 192, onde a pessoa que se encontra em situação de agravo à saúde, ou seja, risco de vida, solicita atendimento médico. A chamada é atendida por um médico regulador, que por meio de perguntas rápidas presume uma gravidade e dá uma resposta que pode ser prescrição de medicamentos, orientação, conselho ou envio de equipe.