Colunistas

Homenagem a Professora Aninha (in memorian)

Um dia fui uma menina de 9 anos que veio do interior para a cidade grande. Não sabia falar, ler e escrever em português, somente em alemão. Passei muito trabalho, não conseguia entender o que colegas e professores falavam. Estava sofrendo e querendo desistir da escola até que a professora Aninha percebendo a situação conversou com minha família se oferecendo para ministrar aulas particulares em horário extra e sem custo. Em um ano eu já conseguia falar razoavelmente bem. Em dois anos, liae interpretavalivros.

Eu, lembro de você PROFESSORA ANINHA, hoje lembro e muito. A sua paciência, o seu amor multiplicado por mil, na doação sem limites, sem restrições.Mas, naquela época eu não tinha a dimensão da sua GRANDEZA, não sentia essas malhas de carinho que me envolviam, tocavam e se transformavam em sabedoria e luz. Eu recebia, mas não reconhecia que você plantou uma semente dentro de mim. Semente esta que agora eu sinto, valorizo e admiro, pois, germinou, cresceu, virou botão e floresceu.
Somente agora, quando a distância de você se conta em anos de vida, eu parei para pensar e a sua figura cresceu dentro de mim. Parece até que eu voltei a ouvir a sua voz e senti a sua presença em tudo que fiz,em tudo que vivi.

 Você foi a grandemestre das minhas ações, das minhas determinações. Foi sua voz que me levantou nas horas difíceis, que me deu novas forças e mostrou que cada dia é um aprendizado embora doído torna-se renovação.

O verdadeiro mestre sente-se feliz quando percebe que o caminho que ele abriu tem sido trilhado por muitos. O mestre tem a sua realização no aprendizado dos pupilos, pela passagem da experiência. É por isso, que meras palavras jamais recompensarão alguém que optou por esta carreira que muitos momentosé dolorosa e cheia de espinhos. Os inúmeros diários para corrigir. Planos de aula para fazer.  As críticas constantes, as noites mal dormidas… Tudo isso não foi o suficiente para te fazer desistir do teu maior sonho: Tornar possíveis os sonhos do mundo. Que bom que esta tua vocação tem despertado a vocação de tantas profissões. Parece-me injusto desejar-te um feliz dia dos professores, Quando em seu dia-a-dia tantas dificuldades acontecem. A rotina é dura, mas você ainda persiste.

Chamo à todos PROFESSORES de MESTRES, pois são abnegados de coração. Sensibilizam-se com os olhos sedentos por uma vida menos escura, mas cheia de luz. E essa luz, estará sempre em suas mãos, em seus corações, e principalmente no OLHAR. PARABÉNS à todos PROFESSORES!

Comentários

Comentários