Detran/RS prepara instrutores para cursos de motoboys
A determinação responde à Resolução nº 350/10, do Conselho Nacional de Trânsito, que institui curso especializado obrigatório destinado a profissionais que exerçam atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas. Foi levado em consideração que a unidade de Porto Alegre do Sest/Senat apresenta estrutura e capacidade adequadas à formação de instrutores também para este novo curso especializado.
Os professores que ministrarão o curso para os instrutores devem ter, obrigatoriamente, nível superior completo, curso específico na área de trânsito e curso relacionado ao tema da disciplina que irá ministrar. Já os candidatos a instrutores, alunos desse curso, deverão ter, no mínimo, 21 anos de idade, nível médio completo, ter concluído o curso de Instrutor de Trânsito, ter um ano de habilitação em categoria compatível com as exigências para o curso, não ter sofrido penalidade de suspensão do direito de dirigir ou cassação da carteira de habilitação e não ter cometido nenhuma infração de trânsito de natureza gravíssima nos últimos sessenta dias.
O currículo se estende por 60 horas/aula e abrange sete disciplinas: Relações Humanas e Qualidade na Prestação do Serviço, Legislação de Trânsito, Saúde e Segurança, Mecânica Básica para Motocicletas, Gestão de Risco sobre Duas Rodas, Didática de Ensino e Prática de Pilotagem. Será considerado aprovado no curso o aluno que tiver freqüência mínima de 75% e obtiver aproveitamento mínimo de 70%, avaliado em prova escrita individual.
A autarquia se responsabilizará por analisar a estrutura curricular do curso, o currículo dos docentes e os planos de curso de cada módulo. Irá supervisionar as atividades educativas e pedagógicas, avaliar a qualidade do curso oferecido e registrar os certificados de conclusão.
As turmas serão montadas de acordo com a demanda. A primeira delas terá aulas entre 13 e 18 deste mês, e já existe lista de espera para a segunda. As inscrições podem ser feitas diretamente no Sest/Senat de Porto Alegre (avenida José Aloísio Filho, 695, bairro Humaitá, telefone 3374-8080).