Variedades

RS tem índice de crescimento superior ao do País

O Rio Grande do Sul registrou um crescimento de 10,3% no acumulado do primeiro semestre de 2010, em relação ao mesmo período de 2009. O resultado é superior ao da economia brasileira, que no mesmo período teve crescimento de 8,9%. Os dados fazem parte do balanço do Índice Trimestral de Atividade Produtiva (Itap), apurados pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) e divulgados na manhã desta sexta-feira (24), pelo secretário de Planejamento e Gestão, José Alfredo Parode.

Em termos setoriais, o crescimento foi liderado pela indústria, com 14,9%, seguida pelos serviços, com 9,7%, e pela agropecuária, com 7,3%. Na indústria, os setores que mais produziram foram o metal-mecânico, principalmente de metalurgia básica, máquinas e equipamentos e veículos automotores, de mobiliário e de produtos químicos.

Nos serviços, o comércio registrou aumento no setor de equipamentos e material para escritório, informática, comunicação visual e de calçados. Na agricultura, que registrou uma das maiores safras em 2010, destacam-se o milho e a soja, com grande peso na economia primária do Estado.

De acordo com o secretário, o crescimento da economia se deve, em grande parte, aos estímulos fiscais aplicados pelo Governo do Estado, por meio do Fundopem, RS Competitivo e Cresce-RS, aliados aos investimentos que impulsionaram a atividade econômica gaúcha. “Representa o fortalecimento da indústria, beneficiada pelos investimentos do setor público e dos incentivos concedidos”, observou Parode.

O segundo semestre de 2010 tende a superar as expectativas, com o RS mantendo o crescimento superior ao brasileiro. Os investimentos realizados pelo Governo do Estado de 2007 a 2010 somam R$ 6 bilhões, sendo que R$ 2,5 bilhões somente neste ano. “Os investimentos públicos deverão representar 1,24% do PIB em 2010”, afirmou Parode.

Comentários

Comentários