Interiorização do Governo do Estado promove ações no Litoral Norte
Com a presença de secretários e dirigentes de autarquias, o Governo do Estado instalou-se, nesta sexta-feira (24), em Imbé, no Litoral Norte, em mais uma ação de interiorização administrativa. Na sede da Câmara de Vereadores, a equipe estadual reuniu-se com o prefeito Darcy Luciano Dias, administradores municipais, integrantes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) da Região, dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) e sociedade civil organizada. Na pauta da reunião de trabalho, destacam-se a avaliação de obras, investimentos, projetos, parcerias e demandas da região.
Conforme a avaliação feita pelo chefe da Casa Civil, Bercílio Silva, que coordena a iniciativa, a interiorização do Governo é importante, pois permite de forma direta a reunião dos executivos estadual e municipal. “Estamos ouvindo a comunidade, prefeitos e autoridades do Litoral Norte sobre seus feitos e sugestões. Estamos encurtando caminho entre Estado e sociedade”. Bercílio destacou os convênios assinados por meio da Secretaria da Saúde com diversos hospitais do Litoral.
Aproximadamente R$320 mil foram repassados para as seguintes instituições: Hospital Nossa Senhora dos Navegantes de Torres; Hospital Santa Luzia de Capão da Canoa; Sociedade Beneficente São José de Palmares do Sul e Hospital São Vicente de Paula de Osório. De acordo com o presidente do Corede Litoral, Mário Benfica, o Governo vem ao interior prestar contas à população, especialmente das ações da consulta popular. “Obras estão sendo executadas por meio dessa ferramenta importante e eficaz que é a Consulta Popular”.
O secretário Estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tucci Pinto, fez a entrega de quatro caminhonetes à patrulha ambiental do litoral para fiscalizar, transportar e conservar os parques integrantes do Projeto de Conservação da Mata Atlântica, com investimentos de R$ 300mil.
A interiorização prossegue até o final desta sexta-feira, com agendas paralelas envolvendo diversas secretarias e órgãos do Estado e dos municípios, nas quais serão apresentadas e examinadas as situações de cada setor para o encaminhamento de propostas e de soluções específicas.
Participam dos encontros, além do secretariado e dos dirigentes de autarquias e órgãos, representantes do comércio, da indústria, agricultura e de trabalhadores da região.