Geral

Casal Missionário patrulhense retorna de Moçambique

O servidor público municipal Edenílson Costa e sua esposa Camila Maciazek estão voltando para Santo Antônio da Patrulha, de sua missão em Moçambique. Missionários, do Projeto Igrejas Solidárias RS – Moçambique/Amazônia do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Edenílson e Camila estão na província de Nampula desde o início do ano.

A Igreja do Rio Grande do Sul está mantendo cinco missionários nas Paróquias São Miguel Arcanjo de Micane e São Paulo de Larde. São eles: Pe. Maurício da Silva Jardim, da Arquidiocese de Porto Alegre, Pe. Luis Caldada, espanhol, mas há muitos anos na Diocese de Goiás, os leigos Camila e Edenílson de Santo Antônio da Patrulha, e Tatiane Silveira Soares de Cachoeirinha.

As Paróquias São Miguel Arcanjo de Micane e São Paulo de Larde possuem uma população estimada em 80 mil habitantes. Apenas 20 mil são católicos. Os outros são muçulmanos ou de religiões tradicionais. Atendem a 140 comunidades, divididas em 19 zonas e 4 regiões. A grande maioria das comunidades recebe a visita dos missionários uma vez por ano, outras a cada três anos.

A presença dos missionários, junto ao povo Moçambicano é de suma importância para o desenvolvimento das comunidades. Os padres ajudam na evangelização, formação e sacramentos e os leigos contribuem na organização, aulas de informática, atendimento a saúde, com visitas aos doentes e acompanham o Lar Vocacional, com 8 meninos da oitava série ao ensino médio, com aulas de reforço e ajudam a organizar pequenas associações de geração de renda em 10 paróquias.

A Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem está organizando uma comitiva para recepcionar os recém chegados no Aeroporto Salgado Filho no dia 10 de dezembro. E para celebrar o seu retorno está sendo organizada uma celebração de acolhimento no dia 12 de dezembro na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e após confraternização no Salão Paroquial, o cardápio será cuca com lingüiça. Os ingressos estão sendo comercializados na Secretaria Paroquial ao preço de R$ 5,00, toda a comunidade está convidada.

Comentários

Comentários