Osório se torna cidade irmã de Ponta Delgada em Portugal
Esta parceria firmada visa criar relações de cooperação entre as duas cidades, podendo desenvolver mais ainda o comércio, o turismo e a cultura, uma vez que possibilita trazer exposições, festivais, trocas tecnológicas e de conhecimento científico, a destinação de verbas por meio de projetos, assim como a realização de intercâmbios entre as universidades, tanto em Osório, como em Ponta Delgada.
De acordo com a Secretária de Cultura, Tâmara Carniel, esse projeto é um antigo desejo do Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, que contatou com a Rota Açoriana. O processo, segundo ela, foi realizando em apenas três meses, considerado um tempo recorde, pois é um procedimento difícil que necessita de muitos estudos, documentos e indicações de credibilidade. “Para Osório isso é destaque, pois outras cidades estão tentando há anos e não conseguem”, enfatiza Tâmara.
Osório é o primeiro município da região litorânea a conter uma cidade irmã, até então, apenas Porto Alegre mantinha esse tipo de laço com a cidade de Ribeira Grande, localizada ao lado de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel.
A atuação de Beta Cabral, presidenta da Câmara de Ponta Delgada, foi fundamental para o desempenho do projeto, assim como de Luisa Noronha, que foi assessora do presidente de Açores e intermediou os contatos entre Osório e Ponta Delgada.
Para se tornar uma cidade irmã ou geminada, é necessário que essas cidades tenham características semelhantes ou pontos de referência históricos em comum, como no caso de Osório, que teve sua formação inicial com 60 casais de açorianos.
Segundo Ivo Ladislau, pesquisador e colaborador do portal Rota Açoriana, que desempenhou intermédios nesta ação, ainda que Osório seja o primeiro município do litoral a ter este tipo de vínculo, ele pretende ajudar outras cidades que estejam interessadas. “Podemos ter mais de uma cidade geminada, nada impede, mas agora vamos focar em desenvolver Osório, desenvolver o teatro, a música, o turismo, pois o município é muito rico”, completou o pesquisador.
A Rota Açoriana é um portal na internet que divulga informações sobre a região litorânea e conta com a participação de 25 municípios, desde Rio Grande a Torres. O site já existe há um ano e meio e tem o apoio do governo de Açores. Os interessados podem acessar www.rotaacoriana.com.br e pesquisar o seu conteúdo.
Mais informações na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Rua Barão do Rio Branco, número 261, sala 07 ou pelo telefone (51) 3601-2179.