Setor da rapadura conquista incentivo do Governo do Estado
Durante reunião com empresários do setor no gabinete do prefeito Daiçon Maciel da Silva na manhã de quarta-feira (05/01), Enio Mello, da empresa Da Colônia afirmou que foi uma grande conquista: “sabemos que o benefício virá a longo prazo, mas servirá para estimular os produtores de matéria-prima locais a produzirem e se qualificarem, além de estimular os jovens a continuar o negócio da família, evitando que venham para as periferias. Hoje em dia temos poucos produtores e corremos o risco de no futuro não ter mais ninguém, se nada fizermos.”
Daiçon salientou que “o benefício social é muito maior que o impacto financeiro que esta redução irá representar para o Estado, pois hoje, para as empresas é mais vantajoso comprar o açúcar cristal de outros Estados do que do Rio Grande do Sul, enquanto nossos produtores de melado e açúcar mascavo ficam enfraquecidos e trabalham na informalidade”.
O decreto nº 47.748, da Governadora Yeda Cursius publicado no Diário Oficial do Estado, garante aos estabelecimentos fabricantes de rapadura simples e mistas a redução do ICMS de 17% para 12%, nas aquisições internas de melado e de açúcar mascavo, de produtor rural. Este crédito fiscal aplica-se, exclusivamente, às aquisições de produtor rural que possua alvará sanitário.
Daiçon atribuiu ainda a conquista deste pleito especialmente a organização do setor. “A mobilização da Administração Municipal, do SEBRAE, Aprodecana e Acisap foram importantes no processo, mas a união das fábricas, que aos poucos foram aderindo, foi com certeza o grande razão do sucesso alcançado. Agora é não parar por aí, e, lutar por outros projetos de fortalecimento da área.”