Turismo internacional se recupera em 2010 principalmente na Ásia
Os especialistas afirmam que a tendência é a de manter o crescimento do setor em 2011, mas em ritmo mais lento, com crescimento entre 4% a 5% neste ano.
“A recuperação do turismo internacional é uma boa notícia especialmente para os países em desenvolvimento que dependem do setor para gerar empregos”, disse o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai. “O desafio agora será consolidar esse crescimento nos próximos anos em meio a uma ainda incerta ambiente econômico global”.
A Ásia registrou 13% de aumento no número de turistas, seguida pelo Oriente Médio que indicou 10% de elevação, as Américas com 8%, a África que teve 6% e a Europa cujos dados indicam 3%. De acordo com os estudos, vários fatores influenciaram nos dados. No caso da Europa, a crise econômica e o vulcão na Islândia afetaram o turismo.
Os países do continente africano, segundo os dados, foram favorecidos com a realização da Copa do Mundo de Futebol na África do Sul. “O turismo, mais uma vez, provou ser um setor altamente resistente. No entanto, temos de trabalhar mais e melhor no sentido de uma maior integração e cooperação entre todos”, disse Rifai.