Professor é surrado por acabar com jogo na escola
O professor Ezequiel David do Amaral, 26 anos, foi surrado por um grupo de dez alunos da Escola Municipal Manoel Heráclio do Rego, no bairro do Fundão, zona norte de Recife (PE), porque recolheu uma bola acabando com um jogo de futebol no corredor vizinho à classe em que se encontrava – o que atrapalhava a aula. O caso foi parar na polícia e ontem o Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial de Recife fez protesto no local.
Amaral é professor estagiário e dava aula de geografia para uma turma de mais de 30 alunos quando a bola entrou pela janela da sala. Ele já havia reclamado do jogo em local inadequado. Mas os alunos continuaram jogando até que a bola entrou pela janela. Segundo o jornal O Globo, o professor recolheu a bola e levou socos, empurrões e pontapés dos alunos que teriam invadido a sala para recuperar a bola.
Como ele não cedeu e já se preparava para levar o brinquedo à diretoria, os adolescentes o agrediram pelas costas. Os rapazes só pararam quando ele soltou a bola. De acordo com Amaral, os agressores saíram gritando “vitória, vitória”, como se tivessem participado de uma guerra.
O professor prestou queixa na polícia e fez exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal. Ele pediu transferência para outra escola, pois disse que não se sente mais seguro ensinado entre as pessoas que o agrediram.