Vida & Saúde

Secretário da Saúde orienta prefeitos sobre contratações de profissionais

No segundo e último dia da Assembleia Geral de Verão da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), nesta sexta-feira (28), em Capão da Canoa, a audiência pública da entidade contou com a presença do secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, que tratou da contratação de profissionais da saúde.

A discussão da proposta buscou esclarecer as principais dúvidas dos gestores municipais relativas à contratação de médicos especialistas para atuarem na Estratégia da Saúde da Família (ESF). Na oportunidade, o secretário afirmou que o Governo do Estado compartilha da preocupação e reconhece a determinação e boa vontade dos municípios em obter uma solução para o caso.

“Sabemos que é na atenção básica que se começa a resolver os problemas de saúde. Com uma cobertura de 60% ou 70% da ESF poderemos realmente dizer que uma população tem saúde”, afirmou Ciro. O secretário também destacou que não existe falta de médicos no Rio Grande do Sul. Inclusive, frisa Ciro, estão aqui os profissionais mais qualificados do país, muitas vezes exportados para outros estados. “Precisamos em conjunto encontrar e defender fórmulas para manter o programa de Saúde da Família em funcionamento e esses profissionais aqui no RS, conclui.

Comentários

Comentários