RS registra 30% menos mortes no trânsito neste Carnaval
Também houve uma mudança na natureza dos acidentes que resultaram em maior quantidade de vítimas: em 2010 quase 37% dos acidentes foram atropelamentos (31% das vítimas eram pedestres), enquanto neste ano 38% foram colisões (44% eram condutores ou motociclistas). Assim como no restante do ano, a maioria dos acidentes ocorreu nas rodovias: 59% em 2010 e 54% em 2011.
No ano passado, a sexta-feira registrou o maior número de acidentes (33%), enquanto neste ano, o sábado e o domingo somaram 50% do total de acidentes com vítimas fatias. Também os turnos em que ocorreram os acidentes graves foram diferentes. Em 2010, 44% ocorreram durante a tarde e, em 2011, 46% ocorreram durante a noite.
A estatística ainda é parcial (o registro dos acidentes e mortes no trânsito pode levar alguns dias) e representa somente as vítimas que morrem no local. Para o presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, apesar da redução do total de vítimas, o trabalho dos órgãos de trânsito não pode arrefecer. “A meta para a Década de Ações para a Segurança no Trânsito, instituída pela ONU, é reduzir em 50% as mortes no trânsito até 2020. Acho que podemos ir mais longe. Nossa meta deve ser sempre zero.”
Uma série de ações vêm sendo desenvolvidas pelo Detran/RS, em conjunto com outras instituições, para frear a escalada da violência no trânsito. A mais visível delas é o Balada Segura, que reúne o Comitê de Mobilização pela Segurança no Trânsito, Detran/RS, EPTC, Brigada Militar e Polícia civil em blitze educativas e de fiscalização nas madrugadas dos finais de semana.
No Carnaval, além da campanha em rádios e jornais da Capital e interior com o mote dos adesivos de família (paralelamente a campanha do Dia da Mulher), uma ação conjunta reuniu 12 instituições em uma ação no pedágio de Gravataí. Foram entregues materiais educativos apelando para a prudência nas estradas no Carnaval. A idéia é estender esse trabalho para os próximos feriados e também para outras regiões do Estado. A ação de Páscoa já está sendo planejada. Instituições interessadas em participar devem encaminhar e-mail para educacao@detran.rs.gov.br.