Variedades

Michel Martelly é confirmado o novo presidente do Haiti

O Conselho Eleitoral Provisório do Haiti confirmou o nome do cantor popular Michel Martelly, de 50 anos, como o presidente eleito do país. Martelly venceu o segundo turno das eleições presidenciais, em 20 de março, obtendo 67,57% na disputa com Mirlande Manigat, ex-primeira-dama, que recebeu 31,7%. A posse será no próximo dia 14.

As informações são da agência pública portuguesa, a Lusa, e do Conselho Eleitoral Provisório do Haiti. As eleições no Haiti passaram por momentos de tensão e violência. Houve denúncias de irregularidades nos dois turnos eleitorais – com orientações para adotar mudanças -, além de episódios de agressões.

Antes da confirmação de sua vitória, Martelly fez uma viagem de três dias aos Estados Unidos. Ele se reuniu com autoridades de instituições estrangeiras, como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI), além da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

O principal desafio de Martelly é intensificar os esforços para a reconstrução do Haiti – devastado pelo terremoto de 12 de janeiro de 2010 – e para o combate à epidemia de cólera.

Ambos os temas preocupam a comunidade internacional. Ontem (20) a presidenta Dilma Rousseff, durante discurso no Itamaraty, ratificou o apoio do Brasil no processo de reconstrução do Haiti. Segundo ela, a eleição de Martelly é a consolidação da democracia no país.

Comentários

Comentários