Dentista especialista em gengiva passa a atender na rede municipal de saúde em Osório
Na ocasião, com a presença da equipe de odontologia do posto e do Vice-prefeito de Osório, em exercício, Luiz Gomes Anflor, o Secretário Municipal da Saúde, Eduardo Abrahão, destacou que a contratação integra o projeto da secretaria de abranger todas as etapas do tratamento dentário. “O Centro de Especialidades Odontológicas será formado por três especialidades: periodontia, endodontia e a protesia, na elaboração de próteses. Já contratamos o periodontista e agora vamos abrir o credenciamento para a contratação das outras duas especialidades”, disse Abrahão.
Sobre o atendimento realizado atualmente na rede, as novas especialidades vão completar o atendimento em saúde bucal. “Estava faltando esses profissionais para finalizar os tratamentos em saúde bucal. Todos os postos de saúde possuem dentistas, temos radiologista, odonto-pediatra e muitas doenças cardíacas, respiratórias e estomacais são causadas por problemas bucais não tratados adequadamente e, agora, estamos garantindo este atendimento à população”, destacou o secretário.
O encaminhamento para a consulta com o periodontista, deve ser feito pelo dentista dos postos de saúde. A carga horária do novo profissional da rede, o periodontista, Danilo Borba de Souza, é de 20 horas semanais. Ele alerta sobre os principais sintomas da gengiva que não está sadia. “Os principais sintomas clínicos são: sangramento gengival, halitose (mau hálito), algumas ulcerações, dor, sensibilidade dos dentes, mas o principal é o sangramento”, alertou Danilo.
O Centro de Especialidades Odontológicas da secretaria da saúde receberá recursos federais do Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde. A coordenação de saúde bucal da secretaria é realizada pela dentista Suzana Diehl. “O Danilo é um profissional que nos garante um excelente trabalho. Atendíamos o paciente até certo ponto e depois não havia como encaminhar e, agora, estamos garantindo uma saúde melhor ao paciente”, disse Suzana.