Geral

Festejos Farroupilhas iniciam com carreteiro gigante em Osório

A Prefeitura de Osório, através da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio dos CTGs, piquetes e entidades, organiza os Festejos Farroupilhas que iniciam na próxima segunda-feira, dia 12, com a chegada da Chama Crioula no CTG Estância da Serra.

A abertura oficial está prevista para a terça-feira, dia 13, no Parque de Rodeios Jorge Dariva, às 17h, com a participação dos piquetes e autoridades.

Mais uma vez, a programação das comemorações da Revolução Farroupilha, em Osório, ocorrerá no Parque onde já ocorre o Rodeio e que contará com vários atrativos como o carreteiro gigante que será servido ao público, já na terça-feira, shows musicais, apresentações artísticas, concurso de poema e declamação, além de atividades culturais com passeios de jardineira pelos piquetes localizados dentro do parque e o recanto pedagógico, voltado ao público infanto-juvenil com oficinas, mostra folclórica e exibição de vídeos.

Quem visitar o parque ainda poderá realizar passeios de carroça, à cavalo, jogo de bocha, palestras, contação de causos e lendas, bailes, gastronomia típica e concurso de gastronomia entre os piquetes. Este ano, a entidade homenageada é o CTG Estância da Serra e o Desfile Farroupilha ocorrerá no dia 20 de setembro, terça-feira, às 15h, na Avenida Marechal Floriano.

Antes da abertura oficial, na terça-feira, dia 13, às margens da Lagoa do Marcelino, às 15h, ocorre um importante ato histórico cultural com o plantio da Árvore de Anita, com a presença de entidades tradicionalista e autoridades. As escolas podem agendar as atividades no parque na Secretaria Municipal de Cultura, através do telefone 3601 2179.

*A Árvore de Anita representa a presença da mulher no contexto social e político rio-grandense e surgiu dos restos do barco Seival, utilizado por Anita e Giuseppe Garibaldi, durante a Revolução Farroupilha. O barco acabou apodrecendo em Laguna e dos seus restos surgiu uma muda de figueira que foi transplantada até a praça central de Laguna, em frente ao Museu Anita Garibaldi, onde se encontra até hoje. O Projeto Cultural Árvore de Anita colhe sementes da figueira e as plantam em lugares que têm relação com a história de Anita.

Comentários

Comentários