Executivo de Arroio do Sal convoca servidores e fala sobre reajuste de salários
“A Prefeitura tem muita dificuldade de ocupar estes cargos, principalmente na temporada de verão, porque são salários muito baixos. Nesta etapa vamos reajustar os menores salários e dar mais dignidade a estes servidores que tem importância fundamental na prestação de serviços públicos”, confirmou o prefeito.
Ao lado dos secretários municipais e dos vereadores da situação, Luciano Pinto afirmou que a governo busca o diálogo, tem trabalhado muito para alcançar a possibilidade de melhorar todos os salários e que a proposta não é prejudicial ao quadro geral dos funcionários.
“Nosso aumento é responsável e estamos melhorando as fontes de custeio. Em mais de 2 anos e meio de governo, conseguimos aumentar linearmente todos os salários em 17%”, falou o prefeito.” Significa dizer que foi possível estancar as perdas e ter um aumento real de 1%.”, ressaltou.
Segundo o chefe do Executivo, em termos de aumento real, nunca houve proposta de reajuste como esta, fato confirmado pelo secretário municipal da Fazenda, Gilvani Pereira de Medeiros.
O secretário fez uma exposição sobre o que representa os 17% já contemplados, mais o reajuste proposto aos três padrões iniciais, no atual período de governo. “O padrão 1 terá 64% de reajuste, com aumento real de 47%, o padrão 2 reajuste de 57% e aumento real de 40% e o padrão 3, um reajuste de 44%, com aumento real de 27%”, enumerou Gilavani.
Conforme levantamento, o prefeito destacou que na região do Litoral nenhuma Prefeitura concedeu vantagem maior que Arroio do Sal. Luciano Pinto ainda enumerou várias ações que contribuem para o reconhecimento do funcionalismo público.
“Garantimos e salvamos o fundo previdenciário para os servidores aposentados com repasse de 24% do valor total. O fundo havia sido extinto no período de 1993 a 1996 e agora estamos garantindo seu fortalecimento”, observou o prefeito.
No diálogo aberto, onde os servidores puderam esclarecer todas as dúvidas, a administração destacou o pagamento em dia dos salários e a antecipação do décimo terceiro, como demonstração de respeito aos funcionários e fruto da gestão organizada do governo atual.
A Prefeitura estuda ainda o aumento de 20% para 50% em subsídios para o Plano de Saúde IPE e uma linha de crédito habitacional com o Banrisul, para os servidores, para financiamento de construção ou reforma de casas.
“Se não é o ideal, é um grande avanço para os servidores. Vamos ampliar a criação de fontes e recuperar o poder de compra dos salários de todos os funcionários públicos”, garantiu Luciano Pinto.
O Reajuste para os três primeiros padrões do quadro geral entra da terceira discussão no Plenário da Câmara de Vereadores, na tarde de quarta-feira (21), e deverá ter uma definição.
A administração acreditando no avanço oferecido sugeriu aos funcionários ampla mobilização para a aprovação, para o reajuste ser garantido ainda na folha de pagamento de outubro.