Chuva em dezembro deve ser abaixo da média no RS
O boletim agrometeorológico para o próximo trimestre resulta dos debates realizados na tarde de quarta-feira (21), no auditório da Fundação Estadual de Pesquisas Agropecuárias (Fepagro), por técnicos de diversas organizações que compõem o conselho.
Conforme a engenheira agrônoma Bernadete Radin, da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), as informações estão sendo consolidadas e devem originar o boletim com orientações para os produtores do setor primário em relação às mudanças climáticas. Doutora em agrometeorologia, Bernadete antecipa que nos próximos dois meses a chuva deve ficar na média histórica para o período, situação que muda a partir de dezembro, quando as precipitações devem ficar abaixo da média. Durante a reunião, o professor Reimar Carlesso, da Universidade Federal de Santa Maria, fez palestra sobre o “Potencial de Irrigação no Estado”.
Instituído em 2003 sob a coordenação técnica da Secretaria da Agricultura, Fepagro, Emater, UFRGS e 8º Distrito de Meteorologia, o conselho tem o objetivo de orientar e disponibilizar previsões climáticas visando ao aprimoramento das informações aos agricultores e entidades do setor primário, além de divulgar recomendações técnicas essenciais para o planejamento e manejo das principais atividades agrícolas no Estado, em função das tendências climáticas.
Além da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, fazem parte do Conselho Permanente os seguintes órgãos: Irga, Sema, Cientec, Defesa Civil,Conab, Inmet, Embrapa, Inpe, UFRGS, UFSM, UFPEL, Furg, Fepam, Farsul, Fetag, Sargs, SBA, SFA-RS, IBGE e Fepam.