Prefeitura de SAP realiza plano de emergência para conter avanço da Lagoa dos Barros
Com as constantes chuvas do inverno a Lagoa dos Barros atingiu um nível preocupante, 10,98 m. Se continuassem as chuvas e o nível da água subisse apenas 30 cm, a estrada que contorna a lagoa poderia ser destruída.
Atentos a esta situação a prefeitura de Santo Antônio da Patrulha (SAP) realizou uma operação de desassoreamento da lagoa permitindo que a água vaze por um canal de 10 km até a localidade de Passinhos. De acordo com o secretário das Obras Trânsito e Segurança André Randazzo dos Reis, além do canal foi construída uma ponte de madeira, substituindo um bueiro totalizando oito dias de trabalho.
Conforme o diretor do Departamento Municipal do Meio Ambiente a obra foi executada com a devida autorização e vai resolver o principal problema que ocorre em épocas de chuvas: o aumento do nível da lagoa. “Se não houver escape ocorre o alagamento das margens ribeirinhas”, afirma Alexandre Gomes.
Para o gerente da Stil o serviço realizado pela prefeitura vai trazer especialmente um benefício social para os que moram nas margens da lagoa.
Joselito Telles Maciel disse ter cedido um funcionário que mora há anos no local para orientar o operador a respeito do trecho a ser desassoreado.