Osório: jovem que faleceu com doença rara preocupa população
Preocupado em esclarecer a comunidade osoriense sobre o caso de meningite que acabou causando o óbito do estudante Bruno, de 12 anos, da escola Prudente de Morais, no dia 15 de julho, o vereador Júlio Ramos (sem partido) solicitou uma reunião com a diretora da escola e a coordenadora da 18ª Coordenadoria de Saúde.
Devido ao grande número de boatos que circulavam pela cidade, fez-se necessário tranqüilizar as pessoas, principalmente pais e alunos da escola Prudente de Morais, que estavam preocupados com a possibilidade de contaminação.
Durante a reunião, a diretora Ana Rufino apresentou um documento emitido em nome da Secretaria de Saúde de Osório, Secretaria de Saúde de Porto Alegre e 18ª Coordenadoria de Saúde, assinado pela enfermeira Ediane Campos, do setor de Epidemiologia do Posto Médico Central, que esclarece e informa a todos que não havia necessidade de medicamentos e/ou vacinação para familiares e pessoas que estiveram em contato com Bruno.
O caso do Bruno é raro. Trata-se de uma meningite bacteriana e só poderia ter havido contagio através de contato com as secreções do menino – explicou Beatriz Bolzan, da 18ª Coordenadoria de Saúde.
O documento, emitido dois dias antes do falecimento do estudante, também informava que o Setor de Epidemiologia do Município esteve em contato diário com a equipe médica do Hospital Conceição, onde Bruno esteve internado.
Também foi colocado que o histórico de saúde de Bruno apresentava outros problemas, e que familiares e alunos da escola estavam sendo monitorados diariamente.