Educação

Alunos da Escola Rural de Osório Visitam o Palácio Piratini e a 8ª Bienal do Mercosul

Na última terça-feira, dia 18 de outubro, turmas do 3° ano do Ensino Médio da Escola Rural, estiveram em POA para duas vistas importantes.

A primiera foi no Palácio Piratini para visitação às dependências do sede do governo gaúcho e também ao Memorial da rádio da Legalidade. Os alunos tiveram a oportunidade de perceber a influência neoclássica, sendo que no saguão principal, a suntuosa escadaria de mármore francês que dá acesso ao gabinete do governador os levou aos salões Negrinho do Pastoreio e Alberto Pasqualini, que ostentam murais do pintor italiano Aldo Locatelli que ilustram episódios da História do Rio Grande do Sul.

Ainda no Palácio, os alunos visitaram o Memorial da Rádio da Legalidade onde é possível ver objetos da época utilizados pelo então governador Leonel Brizola, ouvir o discurso do dia 28 de agosto de 1961 e ver a metralhadora utilizada por ele durante o movimento. Além disso, documentos, fotografias e vídeos poderão ser visualizados, fazendo com que cada visitante possa reviver ou conhecer parte da história que mudou o cenário político do Estado.

Depois, os alunos foram até o Cais do Porto para apreciar trabalhos da 8ª Bienal do Mercosul. Este ano a Bienal em como tema: Geopoéticas.

Trata-se  do exame da criação de entidades transterritoriais e supraestatais que colocam em jogo a noção de nacionalidade. Essas construções político-econômicas contrastam com as noções de Nação estabelecidas há séculos na conformação dos países americanos após as lutas por independência.

A exposição explora diferentes aspectos das ideias de Estado e Nação, suas retóricas visuais (mapas, bandeiras, escudos, hinos, passaportes, exércitos) e suas estratégias de autoafirmação e consolidação de identidade. A visitação aos dois espaços foi oportunizada pelas disciplinas de História e Filosofia nas quais haviam sido desenvolvidos trabalhos sobre os espaços visitados.

Comentários

Comentários