Câmara de Vereadores de Osório divulga comunicado sobre matéria publicada no Litoralmania
No conteúdo do comunicado, em nenhum momento foi deixado claro se os áudios poderão ser divulgados na imprensa, nem o motivo que levou a casa a liberar o conteúdo das sessões, apenas no dia posterior à sessão.
Anteriormente, o Litoralmania já havia sido barrado em disponibilizar os áudios dos vereadores para os internautas ouvirem os discursos e estava colocando as falas em forma de texto apenas.
Segue o comunicado na íntegra:
“A partir da matéria veiculada pelo LitoralMania, gostaríamos de prestar alguns esclarecimentos.
No que tange à solicitação para disponibilizarmos os áudios das sessões da Câmara Municipal de Osóio, trata-se de uma formalidade muito comum dentro do serviço público em diversas instituições. Não significa obstrução ao importante trabalho realizado pela imprensa, mas apenas uma formalização que nos gerará estatísticas oficiais sobre a procura pelo áudio das sessões.
Nesta gestão, procuramos não limitar nosso trabalho a apenas facilitar o acesso às informações, pautas e matérias do Legislativo Osoriense, mas também estimulamos a transparência dos nossos atos. Buscamos, atualmente, amparo técnico para que os áudios das sessões estejam disponíveis para reprodução e download na página da Câmara na internet.
Vale lembrar que este mesmo site esteve desatualizado e inoperante desde maio de 2010 e foi nesta gestão que voltou a operar, abastecido periodicamente com matérias e sendo utilizado de forma inédita para publicizar os gastos do parlamento osoriense – despesas e diárias, por exemplo – como poucos Legislativos e Executivos o fazem na região e no Estado na atualidade.
Assim, reforçamos nossa disposição em aprimorar tais mecanismos para que a imprensa possa cumprir seu importante papel na sociedade de fiscal do serviço público.
Destacamos, ainda, que as sessões ordinárias ocorrem às segundas-feiras, às 19h, e são abertas a toda a comunidade – especialmente, à imprensa. Gostaríamos de contar com a presença de mais cidadãos durante a sessão, que poderão observar, in loco, a atuação de seus parlamentares.
Enquanto não conseguimos viabilizar a disponibilidade do áudio no site oficial, reiteramos que a Câmara poderá receber o ofício de solicitação até a tarde de segunda-feira, e no dia seguinte (terça-feira), a partir das 8h30min, o áudio estará disponível a quem o desejar”.
Vereador Professor Denílson Silva
Presidente da Câmara Municipal de Osório