Chegada de frente fria pode provocar temporais
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, sob informe enviado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração, alerta para a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil, no começo da noite de hoje, com probabilidade de provocar pancadas de chuva no norte do Rio Grande do Sul.
Em alguns momentos, há risco de chuva forte, acompanhadas de rajadas de vento de até 60 km/h e de descargas elétricas. O mar também deve ficar fortemente agitado entre a noite de hoje e o domingo, no litoral. Em alto mar, a altura das ondas pode atingir em torno de 4 metros com propagação sul.
Portanto, são desaconselháveis as atividades de navegação. Recomenda-se que a população em geral evite as áreas sob risco de alagamentos, deslizamento de terra e escorregamento de pedras – zonas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas. É aconselhável também que o cidadão evite transitar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.
Alerta-se também, para a queda acentuada de temperatura devido o avanço de uma forte massa de ar de origem polar, a partir da noite de hoje. O sábado e o domingo serão dias de frio intenso em todo o Estado, com temperaturas mínimas de -3º C a 0º C nas áreas mais altas, e de 1º C a 5 º C nas demais regiões. A temperatura máxima no Rio Grande do Sul, não deve ultrapassar os 15º C. Entretanto, a sensação térmica será de temperaturas mais baixas devido os ventos do quadrante sul.