Variedades

Centro indiano acha pesticidas em garrafas de Coca-Cola e Pepsi

O Centro para as Ciências e o Meio Ambiente da Índia (CSE) afirmou hoje que voltou a encontrar resíduos de pesticidas em refrigerantes da Coca-Cola e da Pepsi de 25 Estados da Índia, três anos depois de ter acontecido o mesmo, informou a rede de televisão Zeenews.

De acordo com o relatório redigido por um laboratório dessa ONG indiana, os refrigerantes da Pepsi contêm uma quantidade de pesticidas 30 vezes maior que a encontrada em 2003, enquanto os de Coca-Cola apresentam uma quantidade 27 vezes maior que da vez passada.

O CSE sustenta que, apesar da enorme indignação popular gerada por este fato há três anos, a decisão de aumentar os padrões sanitários para a indústria dos refrigerantes foi impedida por poderosos interesses no governo.

Por exemplo, os níveis de algumas amostras, como os de uma embalagem de Coca-Cola comprada na cidade de Calcutá, excederam em 140 vezes o nível permitido do pesticida Lindane e em outro fabricado em Thane, em Mumbai, foi encontrada a neurotoxina Chlorpyrifos em um nível 200 vezes superior ao permitido.

Comentários

Comentários