Geral

Reunião com representantes do litoral definem ações para a Operação Verão

O governo do Estado, através das secretarias do Turismo, do Gabinete de Prefeitos e Assessoria Superior, se reuniu nesta terça-feira (29), no Palácio Piratini, com representantes dos litorais Norte e Sul. O encontro teve como objetivo traçar ações para a Operação Verão, estruturar agendas conjuntas e identificar gargalos que possam interferir durante o período.

Para a secretária do Turismo, Abgail Pereira, durante o veraneio o Governo do Estado priorizará pela segurança e bem-estar dos moradores e visitantes das praias gaúchas. “Todas as secretarias já estão mobilizadas para fazer um trabalho adequado à demanda dos municípios do nosso litoral. Queremos que o verão seja seguro e sustentável e que as pessoas possam contar com um eficiente serviço público estadual e municipal”, afirmou.

Segundo Abgail, a Setur já percorreu algumas praias avaliou o que precisa ser melhorado e adaptado este ano, como o serviço nos centros de informações turísticas. A operação verão será lançada oficialmente no dia 17 de dezembro, em Capão da Canoa. Pela manhã, o governo realizará, em Tramandaí, mais uma edição da interiorização.

A presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte e prefeita de Capivari do Sul, Glacy Osório, garante que um problema recorrente nas praias é a falta de banheiros químicos. “Com a instalação do monitoramento eletrônico estaremos mais seguros este ano, mas precisamos de serviços nos postos de saúde e também de banheiros químicos para atender aos veranistas e aos grandes eventos que ocorrem de dezembro a março”, diz.

O secretário especial do Cassino, Irajá Pellegrini, concorda com as reivindicações, mas ressalta que problemas de infraestrutura da praia são recorrentes nesta época do ano, quando as cidades do litoral recebem milhares de pessoas. “Nos ressentimos com relação à limpeza e problemas ambientais, além da falta de banheiros químicos suficientes ao longo da beira-mar”, afirma. No entanto, algumas melhorias já foram promovidas. Reformadas e com novas estruturas, as guaritas já estão em fase final de colocação.

Comentários

Comentários