Geral

Chegada de ar polar baixa a temperatura no fim de semana

A sexta-feira (18/8) será de muitas nuvens, chuva, garoa e frio no litoral norte do Rio Grande do Sul. Pelo sudoeste do estado, o ingresso de ar mais seco proporciona um dia de sol. No decorrer do período, a instabilidade deve se manter no norte e nordeste gaúcho, o que vai resultar em frio mesmo à tarde com máximas de 12º a 14º C nas áreas mais baixas e inferiores a 10º em diversos pontos da Serra. Até o final do dia, contudo, com o avanço do ar seco e frio, o tempo deve firmar na maioria das regiões. Com a diminuição da nebulosidade e o ar seco predominando, a temperatura sofre acentuado declínio à noite e a próxima madrugada será muito fria.

O final de semana vai começar com mínimas de 5º a 8º C na Grande Porto Alegre e de 2º a 4º C na fronteira com o Uruguai. O sol que deve predominar durante o sábado (19/8), garantindo uma tarde agradável com máximas próximas aos 20º C.

Já o domingo (20/8) terá mais um amanhecer de temperaturas baixas, porém serão mais elevadas do que na véspera. O fato marcante do domingo será o ingresso, pelo sul, de um reforço de ar polar da tarde para a noite que deve alcançar todo o Rio Grande do Sul na madrugada de domingo para segunda-feira.

Apesar do sol que aparece acompanhado de nuvens no domingo, o processo de entrada do novo bolsão de ar frio deve vir acompanhado de aumento de nebulosidade e não se descarta chuva de curta duração na passagem das nuvens que antecedem o reforço do ar polar. Também o vento pode soprar forte com rajadas de 50 a 80 km/h no ingresso da intensa massa de ar polar. O ar estará gelado na fronteira com o Uruguai na noite de domingo com baixíssima sensação térmica.

O Rio Grande do Sul vai começar a próxima semana sob muito frio, geada na maioria das regiões no amanhecer de segunda-feira (21/8) e temperatura negativa ou próxima a zero na maioria das localidades. O sol predominará na segunda-feira, mas mesmo à tarde deve fazer frio com máximas de 13º a 15º C em grande parte dos municípios gaúchos.

Comentários

Comentários