Um dia antes do MPF, Google pede à Justiça auditor no caso Orkut
O Google entrou com uma ação na Justiça brasileira, nesta segunda-feira (21/08), pedindo que seja indicado um especialista com o objetivo de confirmar, de maneira independente, que o Google Brasil não possui informações de usuários do Orkut.com
A ação acontece um dia antes de o Ministério Público Federal entrar com uma ação civil pública contra o Google Brasil, alegando que ele não cumpriu ordens judicais para quebrar o sigilo de comunidades que estariam praticando crimes na rede social Orkut.
Em comunicado para a imprensa, o Google afirma ter respondido a cada caso solicitado pelo Ministério Público Federal e espera que o argumento convença a Procuradoria de que o Google Brasil não tem controle sobre dados pedidos pela Justiça Nacional.
O Ministério Público Federal está preparando, nesta noite, uma ação que dá novo prazo para o Google Brasil forneça os dados referentes as comunidades no Orkut.
O descumprimento da ação implicaria em multa ao Google e em indenização para a sociedade contra outras ordens judiciais não cumpridas. O MPF pode ainda pedir o fechamento das operações comerciais do Google no Brasil.
Ainda sem o dado final, o MPF contabiliza mais de 50 ordens judiciais não cumpridas pelo Google.
No anúncio à impresa, o buscador ainda afirma que a Justiça recebeu dados de, pelo menos, 15 ações judiciais do Google Inc., enquanto o MPF contabiliza apenas o recebimento de informações parciais de apenas duas comunidades dentro da rede social.