Terra de Areia é o maior produtor de abacaxi do Rio Grande do Sul, segundo levantamento da Emater/RS-Ascar
A variedade pérola é tradicionalmente plantada no município, que tem uma área de 340 hectares dedicados ao cultivo. A safra deve totalizar em torno de três mil toneladas de abacaxis. A fruta é comercializada na Ceasa e também em bancas no litoral.
Selo de Identidade
A equipe da Emater/RS-Ascar tem contato direto com os agricultores para o repasse de informações e acompanhamento da produção até a colheita. Além disto, são realizados seminários sobre a cultura e outros eventos para a troca de experiências e conhecimento, e está sendo encaminhado junto com os produtores a instituição de um selo de Identidade Geográfica para o abacaxi de Terra de Areia.
Concurso e festa
A Emater/RS-Ascar também está organizando nesta safra o 1º Concurso de Preparações Culinárias a Base de Abacaxi, que integra a programação da 9ª Festa Nacional do Abacaxi, que acontece de 26 a 29 de janeiro.
O concurso acontece dia 28 de janeiro na praia de Santa Rita de Cássia, com o objetivo de resgatar a gastronomia a base de abacaxi praticada em Terra de Areia, descobrindo e valorizando talentos locais, através da culinária, explica a chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Terra de Areia, Adriana Ribeiro Leal. Serão selecionadas dez receitas, entre pratos salgados e doces, com participantes de todo o município, sendo que haverá premiação para o 1º, 2º e 3º lugar.
Além do concurso de receitas, a Emater/RS-Ascar organiza os estandes dos quilombolas, pescadores, alimentos derivados de abacaxi, produção ecológica, horto municipal, das agroindústrias, Casa do Artesão, produtores de abacaxis, Coomafitt, artesanato em fibra de bananeira e de venda de plantas. Também haverá no local da festa a Mostra de Frutas, onde os produtores vão apresentar, cada um, um conjunto de cinco frutos.