Secretaria do Turismo cadastra hotéis e pousadas no litoral
No mês de janeiro foram visitados 214 locais, sendo que 29 fizeram seu cadastro no momento da visita da equipe. O restante está em fase de cadastramento e análise de documentação na secretaria.
De acordo com o diretor de Relações com o Mercado e Parcerias da Setur, Maximilianus Pinent, o retorno tem sido bastante favorável. “Já percorremos as praias de Norte a Sul do Estado e somos muito bem acolhidos. Os empresários gostam de receber a visita da nossa equipe e estão engajados no nosso objetivo de cada vez oferecer mais e melhores condições aos turistas que nos procuram. A nossa ideia é fazer com que os meios de hospedagem estejam aptos a receber os visitantes em todas as estações do ano”, afirma.
O cadastro faz parte do Programa de Qualificação dos Serviços Turísticos do Ministério do Turismo e serve para identificar os prestadores de serviços para reconhecer atividades, empreendimentos e equipamentos, bem como conferir o perfil de atuação, qualidade e padrões do que é oferecido por eles a quem chega ao RS. Os integrantes do Cadastur têm, entre outras vantagens, a possibilidade de participar de feiras, exposições, congressos, seminários e demais eventos organizados e/ou apoiados pelo Ministério do Turismo.
Além disso, podem contar com acesso às fontes oficiais de recursos destinados à implantação, ampliação, reforma e melhoria operacional de atividade, empreendimentos ou equipamentos turísticos, bem como a incentivos fiscais que venham a ser estabelecidos em políticas de desenvolvimento do turismo.
Outros pontos favoráveis aos associados são a divulgação do empreendimento nos sites do Cadastur, do Portal de Hospedagem e da Setur, e a distribuição gratuita de material promocional nos Centros de Informações Turísticas da Setur. Em fevereiro, as equipes do Cadastur irão percorrer os campings e parques temáticos dos Rio Grande do Sul.