Começam nesta segunda-feira as aulas na rede estadual
Inovação pedagógica
Do ponto de vista pedagógico, este ano letivo de 2012 trará novidades. Para os alunos do Ensino Médio e da Educação Profissional, será a implantação do Ensino Médio Politécnico e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
A formação sobre a reestruturação começou em fevereiro (realizada entre os dias 13 e 16, em Porto Alegre), com as equipes diretivas, e tem prosseguimento com os professores. A formação dos educadores já acontece de forma descentralizada nesta semana e terá continuidade nas instituições de ensino em março e no decorrer de 2012. O ensino fundamental também passa por estruturação. Nos anos iniciais, está implantada a progressão continuada. Ao longo do ano, será estruturada a matriz para o 4º, 5º e 6º anos.
Além disso, as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e as escolas estão organizando a recepção aos professores e alunos. As atividades estão voltadas, prioritariamente, para a reestruturação curricular do Ensino Médio, mas temas como a relação entre professores e alunos adolescentes e a prevenção à violência no ambiente escolar também estão em pauta. Integrantes da equipe diretiva da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estão em diversas agendas pelo interior do Estado para a abertura das atividades.
Rede
A rede estadual é formada por 2.572 escolas. Destas, 453 oferecem Educação Infantil (sete, creches e 446, Pré-Escola); 2.38, Ensino Fundamental; 1.059, Ensino Médio; 152, Educação Profissional; 17, Educação Especial; 500, Educação de Jovens e Adultos Presencial; e 41, Semipresencial. O total de escolas não corresponde ao somatório das etapas e/ou modalidades de ensino, pois o mesmo estabelecimento pode oferecer mais de uma etapa e/ou modalidade (Fonte: MEC/INEP – Censo Escolar da Educação Básica 2011).