Geral

Fepagro distribui caixas de abelhas para apicultores do Litoral Norte

As atividades de capacitação no manejo de abelhas sem ferrão para produtores rurais se encerram no próximo sábado (17). Na ocasião, os apicultores capacitados irão receber caixas com enxames para dar continuidade à produção. O evento será na Fepagro Litoral Norte, em Maquiné, onde está localizada a área demonstrativa com cerca de 80 caixas de abelhas nativas.

Os produtores acompanharam o desenvolvimento das colônias de jataí, manduri, tubuna, mirim e guaraipo, alimentaram as abelhas, multiplicaram ninhos, entre outras práticas de manejo. A iniciativa faz parte do projeto Recuperação de Áreas Degradadas na sub-bacia do rio Maquiné, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

Conforme o diretor do centro, Rodrigo Favreto, os cursos, oficinas e monitoramentos são promovidos pela Ação Nascente Maquiné (ANAMA), em parceria com a Associação Papa-Mel, de Rolante. As abelhas sem ferrão auxiliam na preservação e recuperação da vegetação nativa e melhoram a produtividade na agricultura de base ecológica por meio da polinização. A atividade, chamada de meliponicultura, além de produzir um alimento de elevado nível nutricional, possibilita retorno financeiro garantido.

Comentários

Comentários