Escola de Torres realiza projeto em aldeia indígena
“Foi uma atividade muito interessante e produtiva, pois possibilitou a todos terem contato com uma cultura diferente, mas na qual está presente no dia-a-dia da escola”, comentou a diretora Adelaide Matos. Os alunos tiveram a oportunidade de diferenciar a cultura indígena apresentada nas imagens de livros, que mostram índios com caras pintadas e cocar na cabeça etc.
Os professores abordaram durante a semana indígena diversas atividades de acordo com o projeto da semana do índio elaborado pela escola, contemplando a diversidade cultural, artesanato, pintura, costumes, danças, culinária, crenças e outros.
Na aldeia os grupos foram recebidos pelo Cacique, e demais familiares, onde o mesmo explicou sobre sua cultura, hábitos e costumes dentro da sua tribo. Os alunos e professores tiveram a oportunidade de questionar e relacionar os estudos com a realidade da cultura indígena local.
Esta interação permitiu que a educação e os estudos pesquisados, realizados no planejamento dos professores estivessem contextualizados, interagindo com o meio e possibilitando novos conhecimentos.