Educação

Prefeitura de Torres garante acessibilidade a alunos com deficiências

Guilherme Elias Reis tem 14 anos, mora no bairro Porto Alegre, na Zona Sul de Torres e cursa a 5ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental José Quartieiro. Guilherme sentia dificuldades para ir à escola. O garoto sofre de paralisia cerebral e três vezes por semana sua mãe o levava a pé de sua residência até a escola. Agora, a partir desta segunda-feira (14/05) ele passa a contar com um aliado: o transporte escolar fornecido pela Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Desde o inicio do ano a rede municipal de ensino conta com um ônibus especial para o transporte de alunos portadores de necessidades especiais.

O ônibus possui rampa de acesso para deficientes físicos, além de bancos e corredores espaçosos e equipamentos de segurança necessários.

Na segunda-feira o motorista do ônibus escolar, juntamente a Coordenadora do Transporte Escolar Rosa Maria Lummertz e a Assistente Social Sandra Moretto e a educadora da Escola Estadual deslocaram-se a residência do adolescente para fazerem o teste do acesso ao ônibus, que foi considerado um sucesso. O aluno comemorou a conquista. “Meu coração está a mil”, contou Guilherme.

Assim, três dias por semana o ele será deslocado até a escola pelo ônibus e nos outros dois ele tem acompanhamento em casa.  A mãe do estudante irá acompanhá-lo no trajeto até a unidade de ensino. Além de Guilherme, a Secretaria de Educação fornece transporte a outros alunos com deficiência. “A Secretaria Municipal de Educação não mede esforços para efetivar os direitos fundamentais do aluno com deficiência”, afirmou a coordenadora do transporte escolar.

Comentários

Comentários