TSE confirma 2º turno entre Lula e Alckmin
Favorito para vencer a disputa até poucos dias atrás, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta Geraldo Alckmin (PSDB) na segunda etapa, em 29 de outubro. Pesquisa Datafolha prevê uma situação próxima do empate técnico para o segundo turno: Lula tem 49%, contra 44% de Alckmin.
Lula começou a perder votos em setembro, quando o escândalo da compra de um dossiê por assessores petistas presos pela Polícia Federal foi explorado à exaustão pelos oposicionistas.
Como um refrão repetido a várias vozes, a pergunta “de onde saiu R$ 1,7 milhão para comprar o dossiê?” tomou conta de um embate desprovido de projetos de governo. “Esta campanha foi de um vazio sem precedente”, escreveu o colunista Janio de Freitas, na quinta-feira. Os principais adversários não se confrontaram. Lula se submeteu a duras entrevistas ao vivo em emissoras de TV, mas não foi aos três debates realizados.
Desacreditado até por aliados, mas dono de uma persistência notável, Alckmin cresceu na faixa de 5 a 10 salários mínimos e disparou na Região Sul.