Variedades

Ubisoft aposta alto em console Wii da Nintendo

A produtora francesa de videogames Ubisoft está fazendo uma grande aposta no sucesso do console de videogames Wii, da Nintendo . O aparelho é uma proposta nada convencional que a Ubisoft acredita que terá grande sucesso na guerra entre consoles de próxima geração pelo controle do mercado mundial de videogames, que movimenta 30 bilhões de dólares ao ano.

A líder mundial entre as produtoras de videogames, Electronic Arts, detém cerca de 20 por cento do capital da Ubisoft, conhecida por títulos como “Splinter Cell” e “Prince of Persia”. A empresa francesa quer subir ante o quarto posto que ocupa no ranking atual em termos de vendas, mas não quer abandonar sua independência.

“Nosso objetivo não é vender o controle da empresa à EA, mas derrotar a EA”, disse Laurent Detoc, diretor das operações norte-americanas da Ubisoft, à Reuters, na quinta-feira.

Uma das esperanças da produtora para atingir esse objetivo é investir o mais cedo possível no Wii, um console de videogame que competirá contra o PlayStation 3, que a Sony começará a vender em breve, e contra o Xbox 360, da Microsoft, lançado há mais tempo.

Tanto o Wii quanto o PlayStation 3 estrearão em novembro nos Estados Unidos, em tempo para a importante temporada de festas. Mas o Wii tem poder de processamento comparável ao do último console da Microsoft, ainda que venha sendo considerado mais inovador devido ao seu joystick “Wiimote”.

O “Wiimote” funciona como um controle remoto de televisão, e usa sensores de movimento para traduzir as ações físicas do jogador em movimentos na tela. Por exemplo, o jogador pode usar o controle do Wii como raquete, taco de golfe ou espada.

Os jogos de corrida “GT Pro Series” e “Monster 4X4 World Circuit”, que a Ubisoft lançará em breve, incluirão um volante plástico no qual o “Wiimote” sem fio poderá ser inserido.

“Você sabe como usá-lo na hora”, disse Detoc sobre o controlador do Wii.

A Ubisoft espera ter oito jogos disponíveis um mês depois do lançamento do Wii, na metade de novembro, o que Detoc acredita que dará vantagem competitiva à empresa.

Entre os jogos previsto está um exclusivo de tiro em primeira pessoa chamado “Red Steel”. Detoc disse que o título vai preencher um espaço entre o tradicional mercado jovem da Nintendo e o voltado para meninas e jogadores adultos, para quem a Nintendo direciona os sucessos “Nintendogs” e “Brain Age.”

O executivo, fã de “GoldenEye 007”, inspirado na série de filmes do famoso agente secreto britânico, quer replicar o sucesso do game com o novo título.

Para Detoc, apoiar o Wii foi uma decisão simples: a Nintendo tem amplos recursos e reputação de criação de jogos de alta qualidade e personagens famosos como os irmãos Mario e o gorila Donkey Kong.

A Nintendo, que chegou a ser considerada por analistas como eventual produtora apenas de videogames, abandonando o mercado de consoles, está cada vez mais ganhando apoio da crítica por conta de sua máquina intuitiva e que custa 250 dólares, quase metade dos preços do PlayStation 3 e do Xbox 360.

“O Wii não deve fracassar”, disse Detoc. “O fator curiosidade vai ajudar (a Nintendo) e isso é um impulso de compra para a maior parte das pessoas.”

Comentários

Comentários