Vida & Saúde

Dez toneladas de lixo eletrônico são recolhidas em Osório

O município de Osório recolheu cerca de dez toneladas durante a campanha da coleta de lixo eletrônico, realizada em uma parceria entre a secretaria municipal de meio ambiente e o Centro Empresarial de Osório.

A coleta foi realizada entre os meses de maio e julho de  2012 no ponto de coleta localizado na BR 101, onde foram recolhidas cerca de 10 toneladas, entre os itens recolhidos estão: computadores, eletrodomésticos, pilhas, baterias, televisores e até mesmo bebedouros.

A bióloga e coordenadora da unidade de Meio Ambiente de Osório, Daiana Bernardes Correa, explica que esse projeto foi uma cortesia para ajudar a população pois a responsabilidade não é da secretaria, tampouco do município.

Segundo a Lei da Logística Reversa, os próprios fabricantes ou estabelecimentos têm o dever de aceitar os produtos de volta quando o consumidor não os quer mais, basta apresentar a nota fiscal. Daiana explica ainda que a maioria dos estabelecimentos que deveriam dar um destino correto para os produtos não os recolhe e o consumidor acaba guardando todo esse “lixo eletrônico”.

O lixo recolhido, foi direcionado a reciclagem na cidade de Porto Alegre com o auxílio da empresa AJC Comércio.

Comentários

Comentários