Penitenciária Modulada de Osório reinaugura biblioteca
O superintendente adjunto da Susepe, Mário Pelz, agradeceu a parceria que a administração da casa prisional desenvolve com a comunidade . “Quando a comunidade tem acesso aos presídios, o resultado dos trabalhos são bem mais positivos no sistema”, afirmou. O colorido das boas ações que as pessoas trazem para os presídios, promove um ambiente mais caseiro a locais complexos, como as cadeias”, analisou. De acordo com o diretor da PMEO, Valdecir dos Santos, a questão educacional está entre as prioridades da Casa. “Nossa maior missão é estimular os estudos aos presos”, destacou.
A biblioteca, batizada de El Shaddai, (O Deus que vence a tudo), possui 3,6 mil obras específicas nas áreas de história, geografia, autoajuda, literatura rio-grandense, matemática, entre outras. O local ficou quase três anos desativado, passou por ampliação, pintura e reformas, além de capacidade para recebimento de mais volumes.
Aberta diariamente, 20 exemplares selecionados serão distribuídos para as galerias. O responsável pelo espaço, Rodrigo Ferreira, explica que o “apenado poderá ficar com o livro durante 20 dias”. O ato de reinauguração contou com a participação do delegado da 1ª Região Penitenciária, Luciano Lindemann, integrantes do Conselho da Comunidade, Alcólicos Anônimos (A.A/Osório), Ong Amor Exigente, Rotary Club, além de servidores da Susepe.