Educação

Inicia o espetáculo da literatura em Torres

A grande festa da literatura Torrense teve sua abertura oficial no dia 03. O palco do Espaço Moacyr Scliar recebeu diversas autoridades que se manifestaram a favor da promoção à cultura na Cidade.

O prefeito de Torres João Alberto Machado, contente com a realização da 12º Feira do Livro destacou os trabalhos efetuados nas escolas. “Estamos semeando em uma terra fértil, trabalhamos nas escolas buscando um futuro melhor para crianças. Temos feitos grandes investimentos na educação, como o contraturno escolar, ampliação do número de salas de aula, construção de novas escolas e  qualificação dos servidores”, disse João Alberto.

Alexandre Porcatt representando a comissão organizadora da feira agradeceu a todos que de alguma maneira contribuem para a realização da mesma. “Gostaria de agradecer a comissão organizadora, aos professores que levam  a literatura à todas as crianças, as 30 escolas do município que  realizaram trabalhos prévios sobre os autores,  e a todos que ajudam a fazer da feira este grande evento”.

A grande anfitriã desta edição da Feira a pedagoga Terezinha Quadros descreveu sua felicidade em ser convidada para ser a anfitriã do evento. “Estou muito emocionada, fiquei e estou muito feliz pelo convite de fazer parte desta  festa de  cultura e literatura”.  Já, o patrono o escritor Caio Ritter contou um pouco de suas experiências com os livros, cativando o público presente. “Venho de uma casa que não tinha livros e foi a escola e as bibliotecas  que me apresentaram a literatura, que vocês possam encontrar neste lugar mágico livros que irão fazer diferença em suas vidas”, disse  o escritor.

Roniel Lummertz secretário de Turismo, Comércio e Indústria de Torres fez um desabafo ao falar dos investimentos da Administração Municipal em garantir cultura, lazer e entretenimento para os moradores da cidade. “Estou muito alegre com o empenho das escolas, essa geração que  tem a oportunidade de conhecer os livros será mais culta e mais inteligente.  Tenho a certeza que cada centavo investido na cultura e educação é válido para que os jovens e as crianças se afastem do caminho das drogas e do crime. Trabalhamos para que não haja a necessidade de investir em clínicas de recuperação e sim livrar totalmente a sociedade dos riscos da drogadição, realizando eventos que promovam a cultura e o saber à sociedade.”

A secretária de Educação, Rosa Maria Lummertz também agradeceu aos professores, falou do da estrutura do evento. ” Este espaço é lindo e possui a cor, o cheiro e o sabor de todos aqueles que ajudam esse espetáculo acontecer”, disse emocionada a secretária.

Após a solenidade de abertura magia do circo tomou conta do espaço Moacyr Scliar com a apresentação do espetáculo Misto Quente do Circo Girassol.

Para está edição da Feira do Livro é esperado um público de  25 mil pessoas. A Feira é realizada na Praça Borges de Medeiros, de frente ao mar na Prainha, e conta com um espaço de 1750m², onde estão presentes oito livreiros com diversos títulos à disposição.  Passarão  ainda pelo evento  19 escritores. A entrada é totalmente gratuita, venha participar desta grande festa.

Comentários

Comentários