Adobe e Mozilla se unem para maior interação entre Flash e Firefox
A Adobe Systems contribuirá com código-fonte para a Fundação Mozilla para que as duas organizações estabeleçam uma linguagem de script padrão para que desenvolvedores possam criar aplicativos interativos para o Flash Player, da Adobe, e o navegador Firefox, da Mozilla.
Com o plano, a Adobe entregará o código-fonte do ActionScript Virtual Machine, sistema de scripting da linguagem Flash Player, anunciaram ambas as organizações nesta terça-feira (07/11) na abertura da Web 2.0 Conference, em São Francisco.
Com o código-fonte da Adobe, a Mozilla hospedará um novo projeto de código aberto chamado Tamarin para implementar uma versão final da linguagem de scripting no sistema de JavaScript ScriptMonkey, para o Firefox.
A Adobe também participará do Tamarin. De acordo com ambas, a contribuição da Adobe é a maior já feita para a Fundação Mozilla desde o início de suas operações.
A linguagem padrão de scripting que a Tamarin implentará no Firefox é a ECMAScript 4, em desenvolvimento pelo grupo de padrões Ecma Internationl. Tanto o JacaScript, da SUN, como o JScript, da Microsoft, são baseados no ECMAScript, que está, atualmente, em sua terceira versão
O principal objetivo do Tamarin é unificar os scripting do Firefox e do Flash, dando aos desenvolvedores uma “máquina virtual” de código aberto para desenvolver e apresentar aplicações interativas em ambas as plataformas, de acordo com as organizações.
O esforço deverá ter como conseqüência compatibilidade, integração e estabilidade maior entre Flash e Firefox e tornar mais fácil para que desenvolvedores trabalhem com os dois ambientes, disse Michael Goulde, analista da consultoria Forrester Research.