Geral

Apenados transformam caixas de frutas em objetos decorativos na Penitenciária de Osório

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realiza, na Penitenciária Modulada de Osório (PMEO), o projeto “Grafite-Trabalho Criativo”. A oficina conta com 17 apenados integrantes do MCs Para a Paz (Multiplicadores de Cidadania para a Paz), da Coordenadoria da Juventude, e acontece em três encontros que ocorrem até o dia 14 de novembro.

O trabalho consiste na grafitagem de caixas de frutas inutilizadas, dando-lhes acabamentos em formas de desenhos, figuras e letras ao estilo da arte do grafite. Cerca de 25 caixas se transformaram em móveis, utilitários, quadros e decoração para casa.

Para o apenado, L.O. participar de programas de atividades que envolvam conceitos  de desenvolvimento sustentável é muito gratificante.” O fato de reutilizar essas caixas que iriam para o lixo e saber que elas não irão retornar para a natureza me estimula a pintar mais e mais”, afirma.

Comércio

Segundo a coordenadora executiva da CJ, a psicóloga Maristela Mostardeiro, o objetivo do projeto é estimular a criatividade nos negócios, além da orientação no gerenciamento dos lucros.” Todas as peças produzidas serão comercializadas na Feira de Natal, realizada em Osório, no mês de dezembro”, destaca. O lucro obtido com a venda das peças será revertido para a compra de sprays e materiais para dar sequência ao trabalho, que tem a parceria do grafiteiro e artista Lucas.

Comentários

Comentários