Geral

SPM leva a Torres ação de combate à violência contra a mulher

O município de Torres recebeu, neste sábado (5), a equipe da Secretaria de Política para as Mulheres do RS para a divulgação da segunda edição na cidade do Programa Verão Numa Boa – Mulheres Gaúchas Vivendo Sem Violência, numa ação conjunta com a Prefeitura do Município. Em parceria com a prefeitura local, a Brigada Militar e secretarias municipais, a equipe de agentes atuou com abordagens aos banhistas à beira mar para divulgação dos canais de enfrentamento à violência contra a mulher e distribuição de materiais informativos.

Presente na ação, a secretária da SPM, Márcia Santana, aponta que este é momento para simbolizar e materializar as ações já desenvolvidas pelos movimentos sociais em Torres. “Hoje nos somamos a essa luta para criar mecanismos para capacitar profissionais em busca da erradicação da violência contra a mulher. Conseguiremos isso com uma gestão plural e participação ativa das mulheres nesse enfrentamento”, disse. A secretária ainda destacou a necessidade do desenvolvimento de políticas voltadas para mudar a realidade atual onde uma pirâmide se forma em todas as áreas fazendo com que as mulheres ainda sejam esmagadas por uma sociedade machista.

Márcia Santana defente o decreto de “tolerância zero” à qualquer tipo de violência como forma de acabar com todo o tipo de discriminação, vitimização e sofrimento praticado contra as mulheres e crianças. “Para isso, em parceria com os municípios, estamos desenvolvendo políticas públicas que olhem e pensem nas pessoas. Com a criação de uma Rede disposta a fazer a diferença na sociedade”, ressaltou.

Para recém empossada Prefeita de Torres, Nilvia Pereira, a ação representa a materialização da luta que vem sendo desenvolvida pelo município desde 2001: “Temos consciência dessa necessidade, pelo menos, desde aquele ano, quando tivemos o primeiro movimento a favor da construção de políticas para a garantia dos direitos das mulheres nessa cidade. Infelizmente, neste espaço de tempo, somente agora estamos vivenciando a complementação dessas ações, mas esperamos que sejam significativas para as mulheres”. Para a prefeita, somente com a união de todas as esferas: federal, estadual e municipal pode-se acabar com a distinção entre homens e mulheres. 

Centro de Referência da Mulher

Durante a ação, a prefeita de Torres e a titular da SPM assinaram o Termo de Adesão Municipal ao Pacto pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. E ainda, reafirmaram a parceria para a construção do Centro de Referência da Mulher, com verbas do Estado e do município. A expectativa é de que até o final do ano já esteja em atividade.

Em dezembro de 2012, a SPM/RS e a Prefeitura de Torres firmaram convênios para a capacitação de agentes públicas/os no enfrentamento à violência contra as mulheres e para a construção do Centro de Referência de Atendimento à Mulher, totalizando num investimento de R$ 482.389,07.

Comentários

Comentários