Policial

Denarc prende 12 pessoas na Operação Velocidade Máxima realizada no Litoral Norte

Em três dias de ações,  entre sábado (12/01) até a manhã desta segunda-feira (14/01), agentes do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DENARC), coordenados pelo delegado Mario Souza, realizaram, a Operação Velocidade Máxima, nas praias de Capão da Canoa, Mariluz, Xangri-Lá, Imbé, Atlântida e Arroio do Sal, no Litoral Norte. O nome da operação foi escolhido pela rapidez na identificação dos envolvidos e pela perseguição automobilística, ocorrida em uma das prisões.

Na madrugada desta segunda-feira (14/01), na rua João Magalhães, em Tramandaí, quatro suspeitos foram presos em flagrante. Três vendendo crack e um comprando o produto. No domingo a tarde, equipes observaram a movimentação do local, típica de tráfico de entorpecentes e identificaram os responsáveis do ponto. No flagrante foram apreendidos várias pedras de crack e dinheiro, em cédulas e moedas.

Três dos observados possuem antecedentes por homicídio, roubo, furto e tráfico de drogas. Eles foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Nas primeiras prisões, realizadas no sábado (12/01), após dez dias de investigações, no balneário de Imbé, o proprietário de uma oficina mecânica era suspeito de distribuir drogas e ter uma tele-entrega do produto. Ele foi abordado pelos policiais civis e reagiu a prisão, saindo em fuga por quase 30 minutos, pelas ruas da praia. A Brigada Militar(BM) montou barreira que foi ultrapassada pelo suspeito. Algum tempo depois os policiais do DENARC conseguiram realizar a abordagem do veículo e prender o suspeito e mais outro homem que estava no carro, na praia de Mariluz.

De acordo com Souza, os agentes contaram com importante apoio da BM durante a perseguição. “O indivíduo bateu o carro quebrando o motor e uma roda, momento em que ele e seu comparsa foram pegos”, relatou o delegado. O motorista conhecido como “Roni”, foi autuado em flagrante por tráfico, posse de objetos para embalar drogas, associação para o tráfico com a causa do aumento de pena do art. 40, III da Lei de Drogas por estar próximo a Escola em Imbé. Também foi autuado por desacato, desobediência e resistência, além de crimes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), porque ele não tinha Carteira de Habilitação (CNH).

Nas outras ações, mais três pessoas foram detidas, duas em Imbé, próximo da rodoviária e uma terceira em Tramandaí. Já em Arroio do Sal, outros três homens foram presos por tráfico. “Essa ação foi conjunta entre a Delegacia de Polícia(DP) local e o Denarc”, complementou Souza.

Participaram dos trabalhos 15 policiais, um delegado, canil do Denarc e 6 viaturas, totalizando em oito prisões. Segundo a polícia, sete dos detidos possuem antecedentes.

Material apreendido nas ações: material para cerca de 2500 pedras de crack, 60 gramas de cocaína, 150 gramas de maconha, material para embalar entorpecentes, seis comprimidos de ecstasy, cadernos de anotações da contabilidade do tráfico, R$ 700,00 em dinheiro e moedas, celulares, além de balança e um veículo Kadet.

Os presos depois de ouvidos foram encaminhados à Penitenciária Modulada de Osório.

O Denarc recebe denúncias através do número 0800 518 518 e pelo endereço eletrônico denarc-denucnia@pc.rs.gov.br.

Comentários

Comentários