Caderno ensina alunos como se prevenir contra Aids e outras DSTs

Um caderno para ensinar de maneira lúdica como se prevenir contra aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) foi lançado pelo Ministério da Saúde no Dia Mundial de Luta contra…

Um caderno para ensinar de maneira lúdica como se prevenir contra aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) foi lançado pelo Ministério da Saúde no Dia Mundial de Luta contra a Aids. E será distribuído em escolas públicas do ensino básico a partir do ano que vem. Misto de cartilha e diário com linguagem “moderninha”, tem um caráter de educação sexual.

Há espaço para o aluno escrever suas características, nomes e informações de amigos, registrar baladas inesquecíveis, comidas e músicas favoritas etc. Por outro, tem uma seção de perguntas e respostas sobre aids e DSTs e textos sobre masturbação, beijo, tamanho e formato de órgãos genitais e outras partes do corpo.

A linguagem é direta. Na história em quadrinhos com a tradicional explicação sobre uso da camisinha, usa-se “gozar”, e não “ejacular”. Sobre masturbação masculina: “É natural e permite um maior conhecimento do corpo. Não cria cabelos, nem calos nas mãos”. E sobre a feminina: “Feita com cuidado, não machuca”.

“A escola também tem um papel importante para poder discutir todos os aspectos entre os relacionamentos com os jovens. A cartilha serve para que os adolescentes não tenham medo de conversar sobre isso”, afirmou o ministro da Saúde, Agenor Álvares.

A publicação faz parte de um programa conduzido pelos ministérios da Saúde e Educação, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Inicialmente, serão distribuídos 400 mil exemplares da publicação, chamada de Caderno das Coisas Importantes. Dados do Censo Escolar do ano passado mostram que, em todo o país, 97,6 mil escolas trabalham o tema DST/aids em sala de aula. Mais de nove mil dão preservativos aos alunos.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas