Apenas um ponto está impróprio para banho no litoral norte
Coletas extras de amostras da água do mar executadas pela Fepam, nesta semana, confirmam a recuperação das condições de balneabilidade na Praia Grande, em Torres, e no ponto distante cerca de mil metros ao sul do Baronda, em Capão da Canoa, junto à guarita 79. Os índices de presença de coliformes fecais foram, respectivamente, de 50 e 130 por cem mililitros de água. O limite seria mil coliformes, segundo a Resolução 274/2000 do Conselho Estadual do Meio Ambiente.
Assim, para o fim de semana que está iniciando, o único ponto que segue com impropriedade para banho no Litoral Norte é a foz do rio Mampituba, em Torres. A Fepam está monitorando 30 pontos de 24 praias nos municípios de Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangri-Lá, Osório, Imbé, Tramandaí, Cidreira e Balneário Pinhal, mais Santo Antônio da Patrulha (ponto de coleta junto ao Camping Municipal, na Lagoa dos Barros).
Confira a relação completa dos pontos monitorados na Operação Balneabilidade 2007: Torres: foz do rio Mampituba, Praia Grande, Prainha (Praia do Meio), Praia da Cal e Praia da Guarita; Arroio do Sal: foz do Arroio do Sal; Capão da Canoa: praia Arroio Teixeira, praia Capão Novo, três pontos em Capão da Canoa (Baronda e mil metros ao norte e ao sul), praia de Araçá; Xangri-Lá: praia de Atlântida, Xangri-Lá e praia Rainha do Mar; Osório: praia de Atlântida Sul; Imbé: praias de Santa Teresinha, Mariluz e dois pontos em Imbé; Tramandaí: dois pontos em Tramandaí (área central e junto à plataforma de pesca), Nova Tramandaí e Jardim Atlântico; Cidreira: frente aos edifício Alvorada, frente à guarita 178 e na Costa do Sol; Balneário Pinhal: junto à guarita 199 e praia Magistério); e Santo Antônio da Patrulha: Lagoa dos Barros.